segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

O fim de ano e a hipocrisia

Conheço algumas pessoas que não suportam o reveillon e nem o natal. Para elas não passa de hipocrisia: os presentes; os votos de felicidade, a forma das pessoas se tratarem... Afinal, depois que o ano começa todos voltam a se ignorar, a trocarem "patadas" e a se prejudicarem normalmente.

Eu sempre achei exagero. Pra mim, nessa época, muita gente se arrependia e tentava "consertar as coisas", dizendo o que não disse no decorrer do ano; dando presentes como forma de pedir perdão, ou como expressão sincera de sentimentos reprimidos; tentando recomeçar, "virar a página", enfim...

Bom, neste fim de ano estou considerando rever meus conceitos. Não tenho dúvidas de que há sinceridade nas tentativas de reconciliação. Mas, se a tentativa dura tão pouco, só até virar o ano, então ela não foi sincera o bastante. A hipocrisia também pode ser involuntária...

E daí? Vamos todos sofrer e amargurar enquanto estouram os fogos? Não, tenho uma idéia melhor: por mais hipócritas que sejam os esforços de reconciliação vamos aproveitar mais este repentino clima de tolerância e demonstrações de afeto para plantar algumas "sementes".
E deixa o tempo cuidar do resto... O que é que o tempo não faz?

Um comentário:

  1. Concordo, acho que para alguns é sim uma tentativa de recomeço, uma segunda chance de nascer a cada ano.Comemorar a virada de ano é comemorar estar vivo,afinal o ano morre e vc não vai junto com ele... muita gente se apega só a essa parte tb...concordo que devemos aproveitar o clima sem nos importar com a conveniência da sinceridade dos outros, a primeira semente tem que nascer da gente mesmo...

    ResponderExcluir